Mente saudável e sob controle

É sobre viver e manter a mente saudável
Bem Estar

Mente saudável e sob controle é sonho de uma noite de verão?

O homem conquistou o espaço, mas a própria mente, por enquanto parece que não. Tá certo que o território tem extensão gigantesca, diria até que infinita, o que torna a sua defesa mais difícil.
Sabemos que a comarca é sujeita a invasões terríveis, embora dotada de uma soberania ímpar, já que possui uma só jurisdição.
Mesmo avessa a qualquer ato que se contraponha a democracia, devo dizer que nessa região ela desaparece, já que seu comando é exclusivo.
Na medida que em nosso cérebro o visto de entrada é emitido por nós mesmos,  então não é qualquer passaporte que ultrapassa as nossas fronteiras mentais.

Será que é tão simples assim?

Divagando um pouco mais sobre a mente

À primeira vista o nosso esquadrão de pensamentos e o seu treinamento é que asseguram o nosso bem-estar.
Já pensou nisso?

Se não, trate de treinar e muito bem a sua mente, para que nos momentos extremos e quem sabe até nos nem tanto, você tenha equanimidade e, portanto, autocontrole.

A princípio não será fácil, mas entenda como perfeitamente possível.
Lendo o jornal certa manhã e abalada pelas notícias, em um dos artigos havia a proposta: “O que você diria para as mulheres do Afeganistão”.

Uau, sinceramente não gostaria de estar na pele delas, mas escrevi o seguinte: Coragem e foco. Quem governa a sua mente é você e por trás da burca uma entidade intransponível.
Difícil, muito difícil…eu sei.


Mas se há luta pela própria vida, então não há como escapar dessa guerra ou apenas e tão somente desistir da própria existência.
E como sou uma mulher ocidental e brasileira algumas reflexões salpicam na minha mente como pipoca na panela ou quiçá, no saco para micro-ondas.
Por outro lado e do alto dos meus 62 anos, percebo o Brasil sucumbindo diante da pandemia, não apenas viral, como de ideias ou, pior ainda, de ideais.

A democracia, assim como a economia, os direitos civis, a fauna, a flora, as desigualdades sociais, segurança; enfim, o nosso país adoeceu.

Pense no seguinte: Uma vez que se torne líder de uma nação no exato momento em que o mundo passa por uma pandemia, como agiria? Reflita um bocadinho…
Certamente uma tarefa complexa e que na verdade não me vejo capaz de executar, no entanto o que desejo dizer é muito simples: Liderança, gestão, bom senso, governança e etc são capacidades que não podem e nem devem faltar para um bom líder.

Seja como for, a mente está sob um controle ditatorial, ou seja, sob o nosso comando; mas o contexto onde cada um de nós está inserido não; mesmo que em uma nação ocidental como a nossa, democrata ou até mesmo numa sociedade escravagista! 

Onde desejo chegar?

Qual tesouro devemos buscar?

Se manter a mente saudável é dificultoso diante do que não podemos controlar, ou que nos escapa e que está além do nosso próprio território, então a sobrevivência só é possível se desenvolvermos a resiliência.

Ao passo que equanimidade é quase como que uma quimioterapia para o tratamento do câncer, ela não é sinônimo de indiferença, alienação ou descaso com o que acontece ao redor.

Há que se manter a serenidade diante do que não dominamos, mas como todo ser humano tem em si uma essência política, muito além de nós existe a luta pela própria evolução e da humanidade.

Inclusive seria muito pobre a existência sem luta pelo progresso.

Sinuca de bico! Assim estão as afegãs hoje e por diversas vezes muitos de nós no decorrer da vida.

Afinal é para fazer o que, meu irmão? “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. ”

Penso que manter a mente saudável para distinguir quando não temos o que fazer e, portanto, só nos resta a equanimidade e quando o inverso nos chama à ação.

De modo que uma mente sã, equânime e saudável deve inspirar atitudes politizadas e de quem sabe que não vive só e que há muito o que fazer e construir.

Afinal, não estamos aqui de passagem, nem mesmo por mero acaso. Saber a que viemos e deixar um legado é a grande missão de cada um de nós e o tesouro a ser conquistado.

Legado…

7 comentários “Mente saudável e sob controle

  1. Sim, minha querida amiga do coração… momentos difíceis em que se deixarmos nos levar somente pela empatia, vamos nos exaurir… Compaixão consigo mesmo, com o outro e com o Universo é preciso. E consciência das marcas que já deixamos a cada dia, no gesto, no olhar, na palavra e na intenção vai fazendo toda a diferença… Nosso legado vai se construindo!!! Como no poema Invictus, “eu sou o capitão da minha slma”, há que se manter a Esperança… ☘🍂🍃

  2. Ótima reflexão, pois mesmo em dias de paz, a conquista do perfeito equilíbrio mental ainda é um dos maiores desafios enfrentados pelo ser humano.
    Muito difícil imaginar-se no lugar das mulheres afegãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

Facebook Twitter Linkedin Pinterest Whatsapp
Chat por whatsapp
Chat por whatsapp